Check-up urológico: cuidando da saúde masculina

Imagem ilustrativa

8 abril, 2024

Medidas preventivas e de detecção precoce são os grandes benefícios do check-up urológico

O check-up urológico é uma das formas mais importantes de rastrear doenças geniturinárias altamente prevalentes entre os homens e evitar que evoluam para condições graves de saúde ou um desfecho desfavorável. Porém, segundo o Ministério da Saúde, a maior parte dos homens busca atendimento médico apenas quando já tem algum problema ativo, o que impacta diretamente na qualidade de vida e, em situações mais graves, na sobrevida dessa população.

Faça um check-up urológico regularmente e mantenha seu bem-estar em dia.

Importância do check-up urológico

O cuidado com a saúde masculina deve ser baseado em medidas preventivas que permitam identificar fatores de risco para o desenvolvimento de condições crônicas sistêmicas (diabetes, hipertensão e outras) e de doenças ou disfunções no sistema geniturinário, o que pode ser feito através do check-up urológico. Assim, exames clínicos e laboratoriais permitem identificar e tratar tanto as situações que são comuns ao envelhecimento natural, como a hiperplasia prostática benigna, quanto aquelas que devem ser diagnosticadas com antecedência para reduzir a mortalidade, como o câncer de próstata.

Qual a idade recomendada para o primeiro check-up urológico?

Recomenda-se que os homens comecem a fazer o check-up urológico a partir dos 40 anos, ou mesmo antes, se houver histórico familiar de doenças urológicas. A avaliação preventiva do câncer de próstata, por exemplo, deve ser iniciada aos 45 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), porém os pacientes negros ou com história familiar têm indicação de começar o rastreio aos 40 anos.

Ou seja, cada paciente deve procurar seu urologista para iniciar um acompanhamento dos fatores de risco e traçar um planejamento individual de check-up urológico.

Doenças detectadas em um check-up urológico

Câncer de próstata

O check-up urológico permite detectar precocemente o câncer de próstata, o segundo tumor que mais leva homens a óbito, mas que se for previamente identificado e tratado pode ter uma sobrevida de mais de 92%.

Infecções urinárias

Infecções urinárias podem ser identificadas e tratadas durante um check-up urológico, prevenindo complicações graves, como a pielonefrite e sepse.

Cálculos renais

Os cálculos renais podem ser diagnosticados através de exames de imagem e devem ser tratados antes que causem infecções ou obstrução renal. Essa condição, que é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres, pode ser prevenida com avaliação metabólica durante o check-up urológico.

Disfunção erétil

A saúde reprodutiva dos homens também é uma das prioridades do acompanhamento médico periódico, que possibilita identificar a causa da disfunção erétil e tratá-la, melhorando assim a qualidade de vida sexual.

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

A prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis, a educação em saúde sexual e a realização de testes diagnósticos fazem parte do check-up urológico, permitindo tratar precocemente as ISTs e prevenir a disseminação.

Varicocele

A varicocele, uma condição caracterizada por veias dilatadas no escroto, nem sempre é motivo de busca por atendimento médico especializado, mas pode ser diagnosticada durante o check-up urológico e tratada para evitar complicações.

Lesões e anomalias urogenitais

Através do check-up é possível, também, identificar lesões e anomalias urogenitais cujo tratamento evita complicações futuras ao paciente.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali!

Exames básicos incluídos no check-up

O check-up urológico deve ser guiado por três pilares da medicina: a anamnese (histórica clínica, hábitos de vida, fatores de risco), o exame físico e os exames complementares (sangue, urina, imagem e outros). Dentre os exames básicos inclusos nesse check-up, estão:

• Exame de próstata (toque retal);
  • Exames de sangue;
  • Análise de urina;
  • Ultrassonografia.

Benefícios do check-up urológico

Quanto antes o homem iniciar o check-up urológico maiores serão os benefícios para sua saúde, pois ao identificar fatores de risco para uma série de doenças e condições é possível instituir medidas preventivas. Além disso, as doenças já estabelecidas ou mais avançadas podem ser tratadas para retardar a evolução ou, prioritariamente, alcançar a cura.

Portanto, os principais benefícios do check-up urológico são:

• Detecção precoce de problemas;
  • Prevenção de doenças;
  • Monitoramento da saúde da próstata;
  • Avaliação da função sexual;
  • Redução de fatores de risco para doenças urológicas.

Realize o check-up urológico com o Dr. Rafael Locali

O Dr. Rafael Locali é um urologista altamente capacitado e com experiência na saúde masculina, principalmente na prevenção e detecção de doenças através do check-up urológico.

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)